Telefone
51 3343.0811 - 51 3372.6638
WhatsApp
51 98015.6602
SOLICITE ORÇAMENTO
SOLICITE ORÇAMENTO
21/03/2018

Manutenção Predial

A manutenção predial exige cuidados com toda a infraestrutura de um edifício: sistemas elétrico, hidráulico, de incêndio e de segurança, além da climatização e comunicação. A destinação de dinheiro para a manutenção dos sistemas de um edifício previnem os síndicos e os moradores de enfrentarem situações desagradáveis frente a uma possível emergência. Este é um tipo de investimento fundamental em edifícios e condomínios, pois garante a segurança e saúde dos moradores e frequentadores dos prédios.

Segundo dados da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, o setor tem movimentado cerca de 10 bilhões de reais anualmente. Não necessariamente porque esses processos sejam obrigatórios, e sim porque criou-se uma consciência sobre a importância da manutenção predial preventiva. Um plano de manutenção é sinônimo de economia e investimento, pois evita-se danos irreparáveis.

A manutenção de extintores de incêndio, por exemplo, deve ser feita de acordo com os períodos sugeridos para cada nível de manutenção. O primeiro nível é a inspeção, a cada 6 meses, do CO2. Em caso de necessidade, deve ser recarregado.

Já o segundo nível de manutenção acontece a cada 12 meses, e é de caráter preventivo. É necessário recarregar o equipamento, e a execução do serviço é feita em uma empresa registrada com local e equipamento apropriados. As mangueiras dos extintores devem passar por um teste hidrostático a cada cinco anos, em que se aplica a manutenção de terceiros nível, com ensaio hidrostático e revisão total do extintor de incêndio na empresa registrada.

Para alarmes e detectores de incêndio é exigido, pela NBR 17240/2010, um ensaio funcional de todos os acionadores e detectores, passando por limpeza e manutenção no máximo de 3 em 3 meses. A manutenção de portas corta-fogo é necessária a cada 3 meses para preservar o funcionamento.

A iluminação de emergência deve clarear as áreas com pessoas presentes, além de passagens horizontais e verticais para as saídas de emergência e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais em edificações, com o intuito de iluminar em caso de falha do fornecimento de energia elétrica. Neste caso, existe um controle mensal do funcionamento de todas as luminárias e um controle semestral com teste do estado de carga das baterias, colocando o sistema em funcionamento por no mínimo 1 hora.

Para manter a segurança predial de seu edifício ou condomínio, conte com o Grupo Brava. Oferecemos diversos produtos e serviços que atendem às suas necessidades. Solicite um orçamento ou entre em contato conosco pelo nosso site: https://goo.gl/L8xUPm

#TAGS RELACIONADAS

COMPARTILHE Facebook

POSTS RECENTES