Telefone
51 3343.0811 - 51 3372.6638
WhatsApp
51 98015.6602
SOLICITE ORÇAMENTO
SOLICITE ORÇAMENTO
20/12/2017

PLANTA DE EMERGÊNCIA

O que é uma Planta de Emergência?
A Planta de Emergência é a representação gráfica do plano de emergência.

Para que serve?
Serve para comunicar com todos os usuários da edificação, funcionários e visitantes, sobre as ações e procedimentos a tomar em caso de emergência, indicando as saídas de emergência e localização dos equipamentos de combate a incêndio.

Quem é o usuário?
Há dois tipos de usuário:
1. Qualquer funcionário e visitante da edificação, neste caso a Planta de Emergência tem uma função preventiva (informação antes do incidente);
2. Equipes de intervenção (bombeiros ou brigadas), na organização das evacuações e nas ações de combate ao incêndio e resgate.

Quando utilizar?
A Planta de Emergência deve ser utilizada em todas as edificações que possuam "Plano de Emergência” – sendo sua parte integrante.
Normalmente, por compromisso com a segurança ou por imposição legal, as edificações têm plano de emergência. No entanto, se não estiver acessível a todos os usuários, não cumpre o seu pleno objetivo.

Onde localizar?
Existem três tipos de Plantas de Emergência:
1. Planta de Emergência de Pavimento, localizada nas entradas da edificação (e saídas finais de emergência) e nos acessos dos pavimentos (escadas, rampas e elevadores).
2. Planta de Emergência de Implantação, localizada nas saídas das edificações. Estas Plantas de Emergência indicam a localização dos "Pontos de Encontro” e respectivas rotas já no exterior das edificações.
3. Planta de Emergência de Quarto, localizada na porta dentro dos quartos (regime de hospedagem).

Como deve ser a Planta de Emergência?
As Plantas de Emergência fazem parte do sistema de sinalização de segurança.
Devem conter instruções gerais de segurança, indicação das rotas de saída, localização dos equipamentos de incêndio e alarme, indicação do local onde a Planta de Emergência está afixada ("Você Está Aqui”) bem como uma legenda.

Qual a norma de referência?
A norma nacional que regulamenta toda a sinalização de segurança, incluindo as Plantas de Emergência, é a norma brasileira ABNT NBR13434 (partes 1, 2 e 3). No entanto as Plantas de Emergência são abordadas de uma forma muito superficial e, por isso, sem critérios para a sua execução.
A revisão dessa norma, já concluída e em fase de aprovação, reserva particular destaque para as Plantas de Emergência e refere todos os critérios necessários para a sua elaboração.

Entre em contato conosco para que possamos montar um orçamento.

#TAGS RELACIONADAS

COMPARTILHE Facebook

POSTS RECENTES